top of page
Buscar
  • Engº Denis Pfeiffer

Importância da manutenção de equipamentos de ar condicionado antes da retomada das atividades

Atualizado: 5 de nov. de 2020



Equipamentos parados por muito tempo podem conter água estagnada de condensação nas bandejas, com grandes chances de proliferação de fungos e bactérias nocivas à saúde humana, podendo causar várias doenças.


Como publicado no artigo A importância da manutenção de equipamentos e sistemas de ar condicionado, o ar interno que respiramos nesses ambientes passam por vários componentes do equipamento e sistema, para ser tratado, filtrado e resfriado (ou aquecido), e devolvido aos ambientes, agregando-se uma parcela de ar exterior (renovação de ar).


Os componentes principais que possuem contato com o ar, como bandejas, serpentinas e ventiladores, se não estiverem devidamente limpos e higienizados, podem provocar a proliferação de fungos e bactérias. Também o ar não filtrado convenientemente, pode circular vírus nos ambientes, aumentando a disseminação e o contágio.


Cada vez mais as pessoas precisam se conscientizar da importância da manutenção, antes, durante e depois da pandemia.



Para as empresas que deixaram seus equipamentos de ar condicionado parados ou sem manutenção, recomendamos antes de ocupar os ambientes fazer uma limpeza e higienização completa de todos os equipamentos e componentes dos sistemas de ar condicionado, sempre com empresa especializada e com responsabilidade técnica.


Também deve ser checada a renovação de ar desses ambientes. Quanto maior a taxa de ar exterior (ar de renovação), maior será a disseminação de particulados e consequentemente do vírus, que pega carona em micropartículas sólidas e líquidas, circulando nos ambientes como publicado no artigo Ar condicionado x Pandemia.



Caso os procedimentos relatados não sejam ou não possam ser cumpridos, recomendamos não ligar os equipamentos de ar condicionado e a não ocupação desses ambientes.


Alheio ao ar condicionado, recomendamos uma higienização completa de todos os ambientes com quaternário de amônio. Entre em contato com a Air Confort para saber mais detalhes e orientações.






50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page