top of page
Buscar
  • Engº Denis Pfeiffer

A importância da renovação de ar



Renovação de ar é a ação que garante a ventilação e a circulação do ar nos ambientes internos, com uma parcela adequada de ar exterior, objetivando diluir a concentração de poluentes.


É muito importante que um ambiente fechado, independente de ser ou não climatizado, possua uma renovação do ar adequada. Pode ser natural, através de aberturas simples com o exterior, ou forçadas através de ventiladores de ar externo.


Ambientes internos podem possuir uma série de contaminantes, como fungos, ácaros, bactérias e outras partículas sólidas e líquidas em suspensão, podendo ser prejudiciais a saúde humana. A concentração de dióxido de carbono é um fator importante a ser diluído com a renovação do ar, principalmente em ambientes públicos com elevada concentração de pessoas (elevadas concentrações reduzem a capacidade produtiva, podendo inclusive provocar sonolência).


É sabido que os vírus são transmitidos de pessoa para pessoa, sendo transportados pelo ar através de microparticulas sólidas e líquidas. Com o ar externo adequado e um eficiente sistema de filtragem, há uma diminuição considerável na transmissão de doenças respiratórias.


A renovação do ar não elimina totalmente, mas ajuda bastante na diluição desses contaminantes. Renovar o ar além de ser uma exigência legal, possui recomendação normativa.


Muitos sistemas de ar condicionado existentes não possuem renovação de ar adequada (principalmente do tipo split).


Durante toda a pandemia, a Air Confort fez recomendações de regularização de sistemas de ar de renovação (ajustando as vazões de ar exterior e a filtragem), além de uma manutenção eficiente dos equipamentos.


Quer saber mais? Entre em contato com a Air Confort.


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page