Buscar
  • Engº Denis Pfeiffer

Filtragem do ar



A filtragem do ar é muito importante para os diversos processos industriais, como farmacêuticos, alimentícios e eletrônicos. Importantes também nos setores laboratoriais, hospitalares e para conforto humano (como lojas, shoppings, escritórios e demais ambientes de uso público).


Existem muitos tipos de filtros de ar, quer seja para sistemas de exaustão, ventilação ou ar condicionado. Os filtros em sistemas de ar condicionado são usados obedecendo às exigências estabelecidas pelas normas nacionais ABNT NBR 16.401/2008, NBR 16.101 / 2012, NBR 22.463 / 2014 e NBR 16.890 / 2016.


De acordo com as normas, podem ser grossos, médios, finos ou absolutos. Podem ser do tipo metálico (menos usuais e com baixíssima eficiência), do tipo fibra sintética (nylon), fibra de vidro, plissados, antimicrobianos, de carvão ativado, etc. Podem ser ainda do tipo lavável ou descartável (mais eficientes).


A função dos filtros de ar é reter sujeiras como poeira e outros poluentes gerados nos ambientes internos e externos. É por isso mesmo que os filtros precisam estar sempre limpos. Os filtros mais especificamente em ambientes fechados e climatizados protegem as pessoas de contaminação. Sem eles, as impurezas e contaminantes passariam livremente e se espalhariam pelo ar que você respira. Um ar condicionado com o filtro sujo é um perigo para a saúde.


Em escritórios e demais tipos de ambientes profissionais, a ausência dos filtros e a falta de renovação do ar podem causar alguns problemas de saúde (como dores de cabeça, sonolência e cansaço). Além disso, a falta de filtros adequados e limpos contribuem para a disseminação de vírus que podem estar presentes no ambiente, levando ao aumento de casos de gripe, conjuntivite e outras doenças transmissíveis.


Filtros limpos, além de garantirem um ar mais limpo, maximizam a eficiência de funcionamento dos equipamentos, como exaustores, ventiladores e condicionadores, proporcionando funcionamento com maior performance, com consequente menor consumo de energia elétrica.


Precisando de implantação, manutenção ou de uma avaliação do sistema de filtragem da sua loja ou escritório? Entre em contato!

4 visualizações0 comentário