Buscar
  • Engº Denis Pfeiffer

Importância da manutenção de equipamentos de ar condicionado antes da retomada das atividades



Equipamentos parados por muito tempo podem conter água estagnada de condensação nas bandejas, com grandes chances de proliferação de fungos e bactérias nocivas à saúde humana, podendo causar várias doenças.


Como publicado no artigo A importância da manutenção de equipamentos e sistemas de ar condicionado, o ar interno que respiramos nesses ambientes passam por vários componentes do equipamento e sistema, para ser tratado, filtrado e resfriado (ou aquecido), e devolvido aos ambientes, agregando-se uma parcela de ar exterior (renovação de ar).


Os componentes principais que possuem contato com o ar, como bandejas, serpentinas e ventiladores, se não estiverem devidamente limpos e higienizados, podem provocar a proliferação de fungos e bactérias. Também o ar não filtrado convenientemente, pode circular vírus nos ambientes, aumentando a disseminação e o contágio.


Cada vez mais as pessoas precisam se conscientizar da importância da manutenção, antes, durante e depois da pandemia.



Para as empresas que deixaram seus equipamentos de ar condicionado parados ou sem manutenção, recomendamos antes de ocupar os ambientes fazer uma limpeza e higienização completa de todos os equipamentos e componentes dos sistemas de ar condicionado, sempre com empresa especializada e com responsabilidade técnica.


Também deve ser checada a renovação de ar desses ambientes. Quanto maior a taxa de ar exterior (ar de renovação), maior será a disseminação de particulados e consequentemente do vírus, que pega carona em micropartículas sólidas e líquidas, circulando nos ambientes como publicado no artigo Ar condicionado x Pandemia.



Caso os procedimentos relatados não sejam ou não possam ser cumpridos, recomendamos não ligar os equipamentos de ar condicionado e a não ocupação desses ambientes.


Alheio ao ar condicionado, recomendamos uma higienização completa de todos os ambientes com quaternário de amônio. Entre em contato com a Air Confort para saber mais detalhes e orientações.






34 visualizações