Buscar
  • Engº Denis Pfeiffer

Condições básicas para garantir a qualidade do ar interno em ambientes com ar condicionado

Para garantir a qualidade do ar respirado em qualquer ambiente que possua ar condicionado, é necessário fazer uma eficiente manutenção dos equipamentos e sistemas, bem como a análise e correção se necessário dos seguintes itens:

  • Filtragem do ar: Retêm partículas sólidas e líquidas, que podem carregar poluentes ou microrganismos / vírus

  • Renovação do Ar: Parcela de ar exterior necessária para os ambientes internos, objetivando a diluição de poluentes dos ambientes internos.

  • Controle de temperatura e umidade: Manter esses parâmetros de conforto humano, estipulado pelas normas técnicas (temperatura entre 22ºC e 25ºC e umidade relativa entre 55% e 65%).

  • Análise do ar: Verificar e corrigir os parâmetros físicos e químicos de poluição dos ambientes, como particulados, fungos, bactérias, temperatura, velocidade do ar e nível de CO2 (dióxido de carbono).



Esses itens são obrigatórios pelas normas técnicas, e também embasados por portaria do Ministério da Saúde, resoluções da Anvisa e por lei federal, independente do tipo de sistema.

Importante ressaltar que muitos sistemas do tipo split, foram e ainda são instalados sem renovação de ar exterior, devendo obrigatoriamente ser regularizados em ambientes com ar condicionado privados de um modo geral (exceto residencial).


Com as ações corretivas, diminuem as chances de contaminação interna dos ambientes, proporcionando um ar saudável para os ocupantes.




13 visualizações